7 Atitudes Que Acabam Com a Sua Reputação no Trabalho
Vamos falar um pouco a respeito de 7 atitudes que acabam com a sua reputação no trabalho. Certamente você já cometeu algum desses erros!
Ao longo da nossa jornada profissional o tempo vai passando e, assim como temos a oportunidade de aprender com nossos erros, assim também temos como aprender com o erro dos outros. Desse modo, felizes são os que aprendem e mudam de atitude.
É de suma importância que você mude. Se continuar com atitudes que acabam com sua reputação, será muito difícil progredir profissionalmente e estará fadado a permanecer em cargos que não lhe trarão satisfação profissional.
Um fato que a maioria não se dá conta é que as pessoas são contratadas pela competência técnica, mas são desligadas pelo comportamento.
Pegue um papel e uma caneta e anote as atitudes que você identificar que precisa mudar.
1 – Ser Resistente e Inflexível
Antes de mais nada vamos falar sobre mudanças. O mundo a nossa volta está em constante mudança.
Você conhece alguém hoje em dia que tenha feito curso de datilografia? Você já viu alguém usar um mimeógrafo para fazer cópias? E transmitir um Fax? Esses exemplos são do “fundo do baú”! Mas é isso aí, estamos em constante mudança.
A forma de trabalhar tem mudado drasticamente, e cada dia as mudanças são maiores. A tecnologia evolui rapidamente e nos obriga a acompanhar essa evolução.
Há 30 anos quem tivesse um diploma de graduação tinha um diferencial e podemos dizer que tinha emprego garantido. Hoje em dia ter uma graduação não basta. É preciso mais!
Quem quer crescer profissionalmente não pode ser inflexível, resistente às mudanças. Ser resistente e inflexível é uma das atitudes que acabam com a sua reputação no trabalho.
É preciso sim estar engajado, pois independente da sua vontade a mudança irá ocorrer. Resistir irá trazer prejuízo para si próprio.
Há pessoas que são resistentes até mesmo a pequenas mudanças.
Se o horário do almoço muda, fica insatisfeito. Se a rotina de trabalho muda não gosta, se muda o supervisor, se muda a decoração da sua área, se muda o software, se altera algum equipamento. E se tiver que fazer alguma atividade que era de outra pessoa então, nem se fala!
É necessário mudar a maneira de pensar, tornando-se flexível e colaborando para que as mudanças ocorram da melhor forma possível.
Inúmeras empresas estão se adaptando a uma nova realidade e implantando o Home Office devido a pandemia. Este é um ótimo exemplo de mudança e a maioria das pessoas está absorvendo com esta mudança de forma tranqüila.
inegavelmente quem quer crescer profissionalmente precisa estar aberto a mudanças.
2 – Viver Reclamando! Isso Acaba Com a Sua Reputação no Trabalho!
Quanto tempo você agüenta ficando ao lado de alguém que só reclama? Você já observou o quão difícil é conviver com uma pessoa que vive reclamando?
Aliás, a pessoa que só reclama acaba contaminando todo o ambiente.
Há pessoas que reclamam de tudo, da política, do trabalho, do chefe, dos clientes, do vizinho, dos amigos… Quando as coisas dão errado sempre colocam a culpa nos outros. É necessário compreender que cada um de nós tem sim parte da responsabilidade pelas circunstâncias do momento em que vivemos.
Estamos em meio a uma pandemia e qual a atitude a ser tomada? Reclamar ou fazer nossa parte, tomando os devidos cuidados e influenciando as pessoas a terem atitudes positivas? Com certeza ter atitudes positivas, influenciando atitudes corretas é o melhor caminho.
A vida de reclamação é um péssimo hábito e deve ser substituída por atitudes positivas.
Por isso fuja das pessoas que vivem reclamando. Procure se envolver com pessoas que buscam soluções para os problemas, ao invés de ficar procurando culpados.
3 – Ser Pessimista
Uma pessoa pessimista prejudica toda a equipe. Tem gente que não consegue ver nada positivo. Para ele tudo vai dar errado, de tal sorte que quando dá certo diz que foi sorte.
O pessimismo quando espalhado pela equipe faz com que as coisas que dariam certo realmente acabem dando errado.
Só para exemplificar, imagine que você trabalhe com telemarketing e comece o dia com o pensamento de que não vai vender nada. Assim, chega no trabalho desanimado, não coloca energia nas atividades, não transmite confiança no que está vendendo. Dessa maneira não tem como dar certo!
Você precisa mudar a postura. Seja otimista! Coloque um sorriso no rosto, um olhar confiante, coloque um tom de voz adequado, seja gentil. Como resultado, apesar das pessoas não estarem te vendo no telemarketing, elas sentirão confiança, a qual criará uma conexão, melhorando seus resultados.
Isso serve em qualquer ramo de atividades. Seja otimista!
4 – Ser Arrogante
Outra atitude que prejudica uma pessoa no seu trabalho, sem dúvida é a arrogância.
Em poucas palavras, ser arrogante significa se sentir superior aos demais, é algo oposto à ser humilde. Em qualquer contexto social, uma pessoa arrogante tende a não ser bem vista.
Se você é daqueles que acha que não precisa aprender mais nada, acha que é a pessoa que mais entende de um determinado assunto, não precisando de ajuda de ninguém, cuidado! É provável que você seja visto como arrogante.
Se você tem a pretensão de crescer profissionalmente é preciso ser humilde, ouvir as opiniões e aceitar a ajuda de outras pessoas.
5 – Ser desinteressado
Uma pessoa desinteressada pelo trabalho não tem como obter crescimento profissional.
Há pessoas que são similares aqueles times de futebol que estão jogando para cumprir tabela. Sabem que não tem mais como ganhar o campeonato e que não serão rebaixados. Ou seja, são colaboradores que cumprem seu horário, trabalham quase que mecanicamente e não tem como contar com elas para nada além do que elas fazem normalmente. Se tiver que mudar para outra atividade não vão render.
Essa atitude acaba com a reputação de qualquer um no trabalho. Para que você possa crescer precisa mudar essa atitude, demonstrando interesse, participando com idéias construtivas, avisando quando algo precisa mudar e justificando o motivo.
Demonstre interesse, seja engajado. Verdadeiramente “Vista a camisa”!
6 – Não Ter Iniciativa. Essa Atitude Prejudica Demais a Sua Reputação
Outro erro comum é a falta de iniciativa. Ela anda de mãos dadas com a falta de interesse.
Muitos até são interessados, mas não tem iniciativa. Dessa maneira, o interesse vem apenas quando alguém manda.
A iniciativa depende apenas da própria pessoa, é um nível acima do interesse.
As pessoas não precisam mandar que seja feito algo. Quem tem iniciativa está sempre disposto, se oferecendo para outras atividades. Além disso, realiza muitas atividades sem que lhe peçam.
Há diversas coisas podem ser feitas sem que ninguém peça. Por exemplo, colocar papel na impressora, limpar a mesa, organizar arquivos, preparar a sala para reunião, preparar relatórios…
Enfim, pense um pouco e descobrirá uma infinidade de atividades que podem ser feitas por iniciativa própria, desde pequenas coisas até grandes projetos.
Por fim, uma pessoa sem iniciativa dificilmente terá condições de tomar decisões e assumir responsabilidades. Dessa forma dificilmente galgará cargos maiores.
7 – Falar Mal dos Outros é Uma Atitude Que Acaba Com a Sua Reputação e Cria Inimizades
Falar mal dos outros e se envolver em fofocas é extremamente prejudicial, sendo uma das atitudes que acabam com a sua reputação no trabalho.
Sem dúvida esta atitude acaba com a reputação de qualquer um em qualquer área da vida. Além disso, tal atitude ainda acaba criando inimizades.
Infelizmente muitos são os que entram por esse caminho.
Por mais que lhe dê vontade de falar mal de alguém, se envolvendo em fofocas, procure compreender os outros. Procure também se afastar dos fofoqueiros e fique atento aos reais motivos dos problemas relacionados com as outras pessoas.
Cada ser humano é único e cada um tem uma história de vida, tem um círculo de amizades, uma família diferente. Há muitas coisas envolvidas com a formação da personalidade de cada um e não devemos ficar falando dos outros.
Uma vez que você foi contratado por uma empresa para determinado trabalho, demonstre profissionalismo. Portanto se concentre no trabalho, esteja atento às necessidades da empresa e dos seus colegas de trabalho, sempre disposto a ajudar e longe das fofocas.
Considerações Finais
Com as dicas a respeito dessas atitudes que acabam com a sua reputação no trabalho, esteja sempre atento não só às suas atitudes, como também às atitudes de seus companheiros de trabalho.
Sobretudo observe o que dá certo e o que dá errado e ajuste suas atitudes conforme for recebendo o feedback das pessoas ao seu redor.
Em resumo:
- Seja Flexível e aberto à mudanças;
- Pare de viver reclamando;
- Seja otimista;
- Seja humilde;
- Demonstre interesse;
- Tenha Iniciativa;
- Não fale mal dos outros e fuja dos fofoqueiros;
Por fim, ponha em prática essas dicas e muito sucesso!
Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos no Facebook.
Sobre o Autor
0 Comentários